Dificuldades de Aprendizagens

Nos dias atuais é comum encontrarmos pacientes que apresentam dificuldades de aprendizagem, dificuldades essas que trazem um transtorno, ou seja, uma desordem que impede a pessoa a aprender no mesmo ritmo que as demais. Essa desordem normalmente afeta a capacidade cerebral de receber informação e processá-las comprometendo a aprendizagem, ou seja, deixando mais lento. O fracasso na aprendizagem dos conteúdos escolares é uma realidade no contexto escolar em média 10% dos alunos enfrentam ou já enfrentaram dificuldades na aprendizagem. É frequente observar um aluno que iniciou sua vida acadêmica aos 4 anos e a escola, apresenta um nível cognitivo dentro dos parâmetros da normalidade e aos 12 anos ainda não adquiriu a leitura e escrita.

Resultado de imagem para dificuldades de aprendizagem

É muito importante uma cuidadosa avaliação para verificar as diversas dificuldades da criança na escola e se estão relacionado a questões de ordem neurológica ou a fatores psicopedagógicos e condições socioeconômicas. A análise é realizada e o atendimento às dificuldades varia de acordo com a causa atribuída, voltando-se para uma intervenção apropriada diante do contexto socioambiental, escola, família e desenvolvimento.

As atividades e métodos são selecionados de acordo com o perfil de cada aluno nos casos decorrentes de aspectos neurológicos, e estimulo na área de dificuldade especifica para a superação.

Autora:
Danielle Sayuri Saito - Psicopedagoga 
ABPp-PrN 322/18

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>