Saúde Mental em Foco – Entrevista Drª Giovana Jorge Garcia

Recentemente a Drª Giovana Jorge Garcia participou do programa Saúde Mental em Foco da rádio UEM. O assunto abordado durante a entrevista foi “Transtornos Mentais: Conhecendo melhor os caminhos para o diagnóstico e o tratamento adequado”.
Ouça a reportagem completa.

O impacto da inteligência emocional no ambiente corporativo

essentia-fb-2018-fev-06

Com a evolução da Administração na área da Gestão de Pessoas, o fator humano tem sido considerado fundamental no ambiente empresarial, e o sucesso de uma organização ficou cada vez mais atrelado às competências pessoais. A maior evidência dessas mudanças é que o conhecimento técnico, anteriormente considerado primordial para a contratação de um profissional, atualmente já não representa mais garantia para conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

A atenção às emoções é tão importante quanto à atenção ao desenvolvimento do intelecto, pois hoje não são apenas as competências técnicas que fazem os profissionais se destacarem e fortalecem a empregabilidade. Atualmente, tornou-se fundamental investir em Inteligência Emocional, pois esta influencia diretamente o desempenho dos gestores, sua capacidade de lidar com situações inesperadas e até mesmo com conflitos que surgem no dia-a-dia do ambiente corporativo.

Quando há o equilíbrio entre razão e emoção, é possível tomar decisões e atitudes de maneira produtiva e alcançar resultados satisfatórios. Embora os grupos sejam formados por seres distintos que carregam uma bagagem emocional inerente à sua personalidade, há a necessidade interpessoal de se estabelecer e manter relacionamentos saudáveis.

Os indivíduos emocionalmente inteligentes são os que usam a razão para compreender as emoções (as próprias e as dos outros) e lidar com elas.  A Inteligência Emocional (IE) representa, pois, a capacidade para conciliar emoções e razão: usar as emoções para facilitar a compreensão da razão, e raciocinar inteligentemente acerca das emoções, buscando um equilíbrio dessas duas vertentes que embora pareçam opostas, podem ser utilizadas em conjunto, favorecendo o bom desempenho de cada indivíduo que compõe o quadro funcional de uma organização.

A capacidade de administrar com eficácia as próprias emoções e das pessoas que o cercam, impacta diretamente no clima organizacional e pode ser um fator determinante para o sucesso das estratégias globais da empresa. Pois, as pessoas que conseguem manter o equilíbrio das emoções, são capazes de criar um ambiente de harmonia e bem-estar, onde os conflitos internos tendem a ser reduzidos, e conseqüentemente a produtividade torna-se alta e eficiente.

(Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-impacto-da-inteligencia-emocional-no-ambiente-corporativo/95446/)