Algumas crianças e alunos apresentam habilidades diferentes das demais, seja por meio da comunicação, assimilação de conteúdos e/ou o comprometimento acima da média com atividades.
Quando estes sinais aparecem, é interessante que haja um suporte psicopedagógico para um atendimento espacializado e individualizado, identificando quais habilidades são dominadas pela aluno e assim atender suas diferentes necessidades, sendo possível chegar em um nível de excelência.
É importante salientes que alunos com Superdotação e Altas Habilidades não são melhores ou piores do que os outros, mas possuem características e até necessidades diferentes em questões multidisciplinares.
O diagnóstico não é feito pelo agrupamento das características, até porque se mostram diferentes de pessoa para pessoa, mas percebe-las no dia-a-dia permite que pais e professores possam fazer o encaminhamento ao psicopedagogo.
No campo da afetividade, sociabilidade e também liderança, há características como:
- Empatia em relação ao outro e sensibilidade exacerbada;
- Tendencia a questionar regras;
- Interesse por questões filosóficas, políticas e sociais.
- Comportamento cooperativo ao trabalhar com outros;
- Tendência a ser respeitado pelos colegas;
Em relação à motivação e criatividade:
- Obstinação em procurar informações sobre tópicos do seu interesse;
- Interesse constante por certos tópicos ou problemas;
- Comportamento que requer pouca orientação dos professores;
- Senso de humor;
- Disposição para fantasiar, brincar e manipular ideias;
- Atitude não conformista.
E quanto as habilidades intelectuais é perceptível:
- Vocabulário avançado para a idade ou ano/série;
- Grande bagagem sobre um tópico específico;
- Habilidade para transferir aprendizagens de uma situação para outra.
Estas e demais características são altamente perceptíveis por um profissional da educação, como os professores e psicopedagogos, que através do diagnóstico podem auxiliar também os pais destes alunos.
Dra. Danielle Saito – Psicopedagoga
ABPp 322/18
ABPp 322/18