Acho que sou bipolar…

bipolar 2

Nas rodas de amigos, no trabalho, entre os familiares ou em consultórios de psiquiatria, essa dúvida em relação a própria bipolaridade ou a bipolaridade de pessoas próximas, é cada vez mais frequente.

  Muitas pessoas se queixam de mudanças frequentes no humor, irritabilidade, compras exageradas e outros descontroles emocionais e relacionam isso à presença da tão falada doença bipolar. Mas afinal, o que é um transtorno bipolar? E… o que não é?

  O Transtorno Afetivo Bipolar se constitui em problema grave de saúde mental no qual podem ocorrer episódios de mania, alternados ou não, com episódios de depressão. E o que é um episódio de mania? É um período distinto de tempo (dias, semanas ou meses), no qual ocorre de forma simultânea alguns sintomas como: humor muito irritado ou eufórico, maior agitação, menor necessidade de sono, mais energia, fala e pensamentos acelerados e maior envolvimento em atividades que dão prazer, como é o caso de compras exageradas e atividade sexual. Quadros de depressão também podem ocorrer alternadamente com os episódios de mania, nos quais o humor permanece entristecido a maior parte do tempo, há desânimo, choro fácil, falta de prazer nas atividades diárias da vida, dificuldade de concentração e memória, alterações do sono e apetite e até pensamentos de morte e de suicídio. É importante ressaltar que todos esses sintomas causam uma alteração do jeito habitual de funcionamento da pessoa, prejudicando as atividades de maneira geral e podendo ser facilmente observado por quem está a sua volta.

  Assim, mudanças repentinas de humor no nosso dia a dia, principalmente quando algo ruim e inesperado acontece, irritabilidade intensa, explosões de raiva, brigas e compras exageradas, isoladamente, não o transformam em uma pessoa com o transtorno bipolar. O reconhecimento dessa doença depende de uma avaliação psiquiátrica aprofundada para que se possa entender todas as questões psicológicas, biológicas e ambientais envolvidas e assim, identificar os sintomas que estão causando sofrimento. O Transtorno Afetivo Bipolar é uma condição psiquiátrica grave que necessita de tratamento o mais precoce possível, para que os sintomas sejam controlados e a vida siga seu curso da melhor maneira possível.

Matéria por:
FELIPE P. DE FIGUEIREDO
CRM/PR 31918 | RQE 17208 / 17215
GIOVANA JORGE GARCIA
CRM/PR: 24337 | RQE 17431 |

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>