Psiquiatra: primeira consulta

A consulta em psiquiatria tem o intuito de orientar o melhor tratamento para condições emocionais e comportamentais que possam estar atrapalhando a vida das pessoas. Podemos falar de queixas que podem estar relacionadas a pensamentos, sentimentos, impulsos, a alterações de funções importantes como o sono, apetite, libido, mas também é possível que o motivo de não estar bem não esteja tão. Essa é uma das funções do Psiquiatra, tentar encontrar junto com o paciente o que não tem feito bem à saúde mental dele. O Psiquiatra vai escutar, analisar, buscar informações sobre o passado e o presente com o objetivo de responder a duas questões fundamentais.



O que você apresenta é uma patologia?
SIM
Se sim, pensará em uma hipótese de diagnóstico para guiar no caminho do tratamento, para te informar e para auxiliar no tratamento multidisciplinar (com psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, outros médicos).
NÃO
Caso não seja, o profissional te fará orientações acerca do que está vivendo e como ajudar a amenizar sua queixa.

Frente ao que você apresenta, qual é a melhor forma de tratamento?
E neste ponto, o tratamento pode (ou não) envolver medicação e pode (ou não) envolver outras abordagens com outros profissionais. Neste caso, também é papel do Psiquiatra orientar a melhor forma de tratamento para você, te sugerir profissionais e procedimentos, acompanhando sempre a eficácia deste seguimento.

Autor:
DR FELIPE PINHEIRO DE FIGUEIREDO
CRM: 31918
RQE: 17208 -Psiquiatra
RQE: 17215 – Psiquiatria da Infância e Adolescência

Psiquiatria Infantil: primeira consulta

     A consulta em Psiquiatria da Infância tem o intuito final de orientar os pais (e as crianças) quanto ao melhor tratamento para condições emocionais e comportamentais que possam estar atrapalhando a vida do seu filho. Podemos estar falando de queixas como hiperatividade, desatenção, problemas de aprendizado, tristeza, medo, ansiedade, problemas com o sono, o apetite e muitas outras.

Resultado de imagem para casal infantil psicologia

     É função do Psiquiatra com especialização na área infantil comparar as dificuldades que vêm acontecendo com a criança com o que seria esperado para outras crianças de mesma idade. Para isso, além de escutar os pais, precisará escutar a própria criança, e investigar os problemas em outros ambientes onde a criança vive, como escola, grupos religiosos e grupos de amizade. Assim, a avaliação em Psiquiatria Infantil compreende vários momentos, que não se findam em apenas uma consulta.

     Desta forma, não se assuste se na primeira consulta o Psiquiatra não chamar seu filho. Ele estará, inicialmente, verificando com os pais a real necessidade de vê-lo e, se o for, o seu filho será chamado em outra consulta antes da proposição diagnóstica.

     Além disso, leve, na primeira consulta, todos os exames realizados no ultimo ano, os nomes de medicamentos já tomados e dos profissionais que já atenderam ou atendem seus filhos. Se possível, tenha em mãos relatórios destes profissionais por escrito. Isto facilitará muito o processo de avaliação. Caso não os tenha, o médico solicitará aquilo que for necessário.

     Após a análise de toda a situação, o médico responderá se aquilo que acontece com o seu filho é, realmente, uma patologia e, se for, dará um nome para este problema (diagnóstico), e proporá caminhos terapêuticos embasados nas melhores evidências científicas, e realidade e interesse da família e da criança. Neste ponto, o tratamento pode (ou não) envolver medicação, e pode (ou não) envolver outras abordagens com outros profissionais. Neste caso, também é papel do Psiquiatra orientar a melhor forma de tratamento para você, te sugerir profissionais e procedimentos.

     Após este momento inicial, acompanhará frequentemente seu filho, avaliando a execução do plano terapêutico, para mensurar se ele vem sendo cumprido da melhor forma.

Autor:
DR FELIPE PINHEIRO DE FIGUEIREDO
CRM: 31918
RQE: 17208 -Psiquiatra
RQE: 17215 – Psiquiatria da Infância e Adolescência