Ansiedade: sintomas, causas, tratamento, tem cura?

A ansiedade faz parte da vida de todos nós e, em certo nível, pode ser considerada saudável. É ela que nos ajuda a ter pontualidade nos compromissos, resolver uma questão que nos preocupa ou fugir de situações arriscadas, por exemplo.

O problema desse estado surge quando ela se torna excessiva e as pessoas passam a se preocupar demais. Tudo começa a parecer mais perigoso, difícil e preocupante, mesmo aquelas coisas que não representam riscos reais.

Mas como saber se sua ansiedade ultrapassou os limites e você precisa ter mais atenção com a sua saúde emocional? Neste post trouxemos informações completas sobre o tema. Aproveite!

O que é a ansiedade? Ela tem cura?

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o sentimento de ansiedade é a antecipação de alguma ameaça futura. Ela está muito associada ao o medo e gera sensações de tensão.

Além disso, no momento em que sentimos ansiedade começamos a nos comportar com cuidado, buscando fugir da sensação desagradável. Assim, procuramos formas de evitar os ambientes, atividades, pessoas e coisas que nos causam temor.

Em alguns casos, esses estados emocionais acontecem em maior frequência ou persistem por muito tempo. Assim, deixam de ser considerados adaptativos e se tornam sintomas do chamado transtorno de ansiedade.

Para pessoas com essa condição, muitas situações comuns passam a envolver extremo estressee tensão física e psicológica. Andar de ônibus ou fazer uma prova, por exemplo, pode ser um grande desafio neste caso.

Mas a ansiedade é só um tipo de medo?

É importante frisar que a ansiedade é uma resposta emocional provocada pelo medo. Só que o medo clássico, aquele que sentimos quando nos assustamos com um filme, por exemplo, é algo momentâneo que acontece quando identificamos algum perigo.

A ansiedade é diferente. Ela é uma sensação constante de medo em relação ao futuro, é um receio de que algo possa acontecer. Graças a isso, esse estado psíquico não cessa com facilidade, já que não dá para fugir do que o está causando.

Existe motivo para a ansiedade aparecer?

Aaron Beck, psiquiatra e pai da Terapia Cognitiva, em seu livro “Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade” nos mostra que o medo e ansiedade não surgem ao acaso. Eles são fruto da experiência de vida de cada pessoa.

Questões, como a forma de lidar com a família, amigos, trabalho, tarefas de casa e organização de tempo influenciam na maneira em que vivenciamos os medos e a ansiedade.

Além disso, o imediatismo, o excesso de tarefas acumuladas e as cobranças constantes por parte de familiares, colegas de trabalho e supervisores pode, sim, impactar na maneira em que a ansiedade se manifesta.

Qual é o problema desse estado psíquico?

Essa constante sensação de avaliação que vivemos nos faz pensar no futuro a todo momento. Isso tira nosso foco do momento atual e leva a pensamentos como:

  • “E se eu não conseguir aquele emprego?”;
  • “E se eu não comprar aquele carro?”;
  • “E se eu chegar atrasada?”;
  • “E se o chefe me demitir?”.

Todos esses “e se” têm causado muitos sintomas e dificuldades de enfrentar certas situações. Eles levam para nosso corpo todas essas questões externas, gerando um ciclo vicioso de preocupações, estresse, angústias, tristezas, medo e desamparo.

Fonte: https://www.psicologiaviva.com.br/blog/ansiedade/

Aprendendo a lidar com as divergências de gostos e de opiniões

Uma relação de casal surge quando duas pessoas decidem projetar juntas suas vidas. Por isso, é fundamental que o casal edifique uma série de pilares sólidos e robustos sobre os quais possam construir todos os seus projetos em comum. O concreto para estes pilares é a negociação e o acordo, os tijolos são o amor, o respeito e o entendimento.

Por que um relacionamento fracassa?

Com frequência, as relações de casal fracassam porque faltam os pilares do relacionamento, ou seja, porque nunca chegaram a estabelecê-los e, portanto, o casal não possui uma base que lhes dê estabilidade e segurança dentro da relação.

O fracasso, em muitos casos, se deve à falta de um acordo entre ambos os membros da relação, um acordo que estabeleça os pilares. Portanto, muitos relacionamentos fracassam porque a estrutura que supostamente manterá as pessoas unidas como um casal é inexistente; a relação não tem uma base que a sustente.

Quando estabelecer os pilares do relacionamento?

É conveniente que os pilares do relacionamento sejam estabelecidos no início do mesmo, quando as pessoas que o compõem estiverem se conhecendo. Nesse momento, é imprescindível dialogar, conhecer mais profundamente um ao outro e chegar a acordos que satisfaçam a ambos os membros.

Quando é necessário repensar os pilares do relacionamento?

Os pilares do relacionamento equivalem às rodas de um caminhão: se um pilar falhar por algum motivo, é preciso revisar todos os outros, já que a união do casal está em perigo.

Com frequência, o casal ainda continua a se relacionar por um tempo, mesmo com a ausência de algum pilar, mas com a deterioração que isto implica, a relação acaba se rompendo e causando sempre uma ruptura muito dolorosa.

Quais são os 9 pilares fundamentais das relações amorosas?

Falaremos de 9 pilares do relacionamento, mas eles podem ser tantos quantos cada casal considerar adequado. Estabelecer estes pilares mínimos que detalharemos a seguir é fundamental para que o casal possa desfrutar da felicidade no convívio.

1. Amor

O amor é um pilar fundamental, tanto quanto qualquer um dos restantes. Para estabelecer este pilar é imprescindível que existam sentimentos fortes entre as duas pessoas.

Para que o amor seja um pilar forte e seguro temos que saber que, ao longo das diferentes etapas do relacionamento, este irá variando em sua manifestação, no entanto, o sentimento irá se fortalecendo com o passar do tempo se os outros pilares do relacionamento se mantiverem estáveis.

2. Comunicação

comunicação é o canal mediante o qual o casal resolverá suas diferenças e crescerá tomando decisões e chegando a acordos satisfatórios para ambos.

Convém estabelecer momentos exclusivos para que o casal se comunique, compartilhe e decida em conjunto, já que este pilar é imprescindível para que o resto dos pilares do relacionamento se mantenham.

Comunicar-se supõe escutar e expressar sentimentos, um pilar básico para nos conhecermos realmente e potencializarmos a confiança entre os membros da relação.

3. Respeito

O respeito entre ambos os membros da relação está implícito nas relações dos casais que se mantêm por um longo tempo juntos, que crescem e que prosperam de forma feliz.

c.

os pilares do relacionamento

6. Ser você mesmo

Ser membro de uma relação amorosa em nenhuma hipótese supõe deixar der ser você mesmo. Para isso, é conveniente expressar claramente quem se é, quanto aos gostos, opiniões, ideologia, valores individuais, relações sociais, etc.

O relacionamento tem que ser um lugar seguro onde seja possível ser você mesmo, compartilhando com o parceiro/a em certos momentos e, em outras ocasiões, mantendo tempo, espaço e atividades próprias, não compartilhadas com o outro membro da relação.

7. Liberdade

Em qualquer relação de casais emocionalmente saudáveis, a liberdade pessoal segue existindo. Cada membro deve decidir permanecer na relação por vontade própria, como também cabe decidir em conjunto quais serão os pilares do relacionamentoA pessoa não perde a liberdade, ganha uma pessoa com quem compartilhá-la.

8. Sonhos e projetos compartilhados

O casal cresce quando tem projetos e sonhos compartilhados. Quando o casal decide compartilhar projetos e lutar por eles, o sentimento de união entre ambos aumenta, já que descobrem que a união faz a força e que chegam mais longe juntos do que separados.

Caminhar rumo a um projeto pode não ser fácil, mas será muito satisfatório para o casal quando os outros pilares estiverem firmes e contribuírem para a solidez e a segurança do casal.

9. Fidelidade

fidelidade é um acordo e uma forma de viver as relações sexuais e afetivas. Só compete ao casal decidir como quer definir este pilar, sendo condição indispensável que seja um acordo mútuo, com o qual ambos se sintam seguros e com confiança plena no outro.

FONTE: https://amenteemaravilhosa.com.br/os-9-pilares-do-relacionamento/