9 formas com que seu cérebro sofre quando você não dorme direito

insonia 2

Ficar cansado é mais destrutivo do que você pensa. Você fica mais propenso a tomar decisões arriscadas, a esquecer o que fez e, muitas vezes, a agir feito idiota. Dirigir cansado é tão perigoso quanto dirigir bêbado! É ruim, inclusive, para seu cérebro.

Então, durma o suficiente – pelo menos 8 horas por dia – para ter um cérebro em plena forma. Afinal, os efeitos do cansaço no órgão não são bacanas:

1. Perda de memória
O hipocampo, uma parte do cérebro, exibe um padrão de atividade neural quando a mente “grava” novas informações. Cientistas acreditam o órgão faz essa atividade enquanto nós dormimos – sim, enquanto dormimos, gravamos as informações. Portanto, se você não dorme, você acaba “perdendo” suas memórias.

2. Raiva
Instabilidade emocional pode ser, em parte, um produto de comunicação interrompida entre duas regiões cerebrais. Mais precisamente entre a amígdala, estrutura cerebral responsável pelas emoções, e o córtex pré-frontal, responsável por regular os sentimentos. Não dormir corta essa conexão e sua amígdala fica totalmente sem filtro.

3. Pensamento rápido prejudicado
Quando você não dorme, seus argumentos ficam meio sem sentido! O cansaço afeta os processos cognitivos do pensamento, o que ajuda na hora de um debate. Cientistas acreditam as atividades no Giro frontal inferior - responsável pelo poder de argumentação -  melhoram enquanto dormimos

4. Alucinações
O cérebro bem descansado é capaz de filtrar melhor estímulos (som, luz, cheiro, etc…). Quando o cérebro não consegue filtrar os estímulos recebidos, o caos se instala. Depois de virar uma noite, as pessoas podem começar a ver coisas que não estão lá.

5. Distração
Todos nós perdemos o foco de vez em quando, mas existe uma parte do cérebro responsável pela atenção e ela é uma das mais prejudicadas quando estamos cansados. Depois de uma boa noite de sono, seu cérebro descansa e volta ao normal.

6. Dor de cabeça
Adultos saudáveis podem perder algumas funções cerebrais quando não dormem e isso pode dar uma dor de cabeça daquelas. As alterações nos lobos frontal, temporal e parietal são os responsáveis pela dor, mas os cientistas ainda não sabem explicar o porquê.

7. Fala arrastada
O lobo temporal, a região do cérebro que processa a linguagem, é muito exigida durante o dia. Se deixamos de dormir, essa parte do cérebro pode ficar sobrecarregada e causar uma fala arrastada – a famosa voz de sono.

8. Decisões arriscadas
Pessoas cansadas não deveriam tomar decisões importantes. Não dormir causa alterações no córtex pré-frontal, responsável, entre outras coisas, pelo julgamento de possibilidades. Isso faz você achar que pode conseguir as coisas do seu jeito, mas isso pode ser um engano e tanto. NÃO APOSTE COM SONO.

9. Lesão cerebral
Não dormir pode matar algumas células do cérebro. Infelizmente, os danos são irreparáveis nesses casos. Você não vai conseguir recuperar as células perdidas, mas pode evitar uma perda maior com uma boa noite de sono – pelo menos 8 horas por dia.

 

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2015/06/9-formas-com-que-seu-cerebro-sofre-quando-voce-nao-dorme-direito.html