Altas Habilidades/Superdotação

essentia 21-06

Algumas crianças e alunos apresentam habilidades diferentes das demais, seja por meio da comunicação, assimilação de conteúdos e/ou o comprometimento acima da média com atividades.
Quando estes sinais aparecem, é interessante que haja um suporte psicopedagógico para um atendimento espacializado e individualizado, identificando quais habilidades são dominadas pela aluno e assim atender suas diferentes necessidades, sendo possível chegar em um nível de excelência.
É importante salientes que alunos com Superdotação e Altas Habilidades não são melhores ou piores do que os outros, mas possuem características e até necessidades diferentes em questões multidisciplinares.
O diagnóstico não é feito pelo agrupamento das características, até porque se mostram diferentes de pessoa para pessoa, mas percebe-las no dia-a-dia permite que pais e professores possam fazer o encaminhamento ao psicopedagogo.
No campo da afetividade, sociabilidade e também liderança, há características como:
  • Empatia em relação ao outro e sensibilidade exacerbada;
  • Tendencia a questionar regras;
  • Interesse por questões filosóficas, políticas e sociais.
  • Comportamento cooperativo ao trabalhar com outros;
  • Tendência a ser respeitado pelos colegas;
Em relação à motivação e criatividade:
  • Obstinação em procurar informações sobre tópicos do seu interesse;
  • Interesse constante por certos tópicos ou problemas;
  • Comportamento que requer pouca orientação dos professores;
  • Senso de humor;
  • Disposição para fantasiar, brincar e manipular ideias;
  • Atitude não conformista.
E quanto as habilidades intelectuais é perceptível:
  • Vocabulário avançado para a idade ou ano/série;
  • Grande bagagem sobre um tópico específico;
  • Habilidade para transferir aprendizagens de uma situação para outra.
Estas e demais características são altamente perceptíveis por um profissional da educação, como os professores e psicopedagogos, que através do diagnóstico podem auxiliar também os pais destes alunos.
Dra. Danielle Saito – Psicopedagoga
ABPp 322/18

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