“Pais-helicóptero” estão criando filhos simplesmente “inempregáveis”

essentia-fb-2017-ago-29-pais-helico

Pais-helicóptero’ são os pais que estão sempre girando em torno dos filhos. Praticamente os embrulham em plástico-bolha, criando uma corte de jovens adultos que têm dificuldade de ter um desempenho satisfatório no trabalho e em suas vidas.

‘Pais-helicóptero’ pensam que estão fazendo o melhor, mas, na verdade, estão prejudicando as chances de sucesso dos filhos. Em particular, estão arruinando as chances de que os filhos consigam um emprego e consigam mantê-lo.

‘Pais-helicóptero’ não querem que seus filhos se machuquem. Querem suavizar cada golpe e amortecer cada queda. O problema é que essas crianças superprotegidas nunca aprendem como lidar com a perda, com o fracasso ou com o desapontamento — aspectos inevitáveis da vida de todos.

A superproteção torna quase impossível que esses jovens desenvolvam a tolerância em relação à frustração. Sem esse importante atributo psicológico, os jovens entram na força de trabalho em grande desvantagem.

‘Pais-helicóptero’ fazem coisas demais pelos filhos, portanto, essas crianças crescem sem uma ética de trabalho saudável e sem habilidades básicas. Sem essa ética de trabalho e habilidades necessárias, o jovem não será capaz de realizar muitas das tarefas exigidas pelo local de trabalho.

‘Pais-helicóptero’ superprotegem seus filhos e os privam de qualquer consequência significativa por suas ações. Com isso, eles perdem a oportunidade de aprender lições de vida valiosas a partir dos erros que cometem; as lições de vida que iriam contribuir para sua inteligência emocional.

‘Pais-helicóptero’ protegem suas crianças de qualquer conflito que possam ter com seus colegas. Quando essas crianças crescem, não sabem como resolver dificuldades entre eles e um colega ou supervisor.

As pessoas resolvem problemas tentando coisas, cometendo erros, aprendendo e tentando novamente. Esse processo cria confiança, competência e autoestima. ‘Pais-helicóptero’ impedem que seus filhos desenvolvam todos esses importantes atributos que são necessários para uma carreira de sucesso.

‘Pais-helicóptero’ pensam que seus filhos devem vencer qualquer coisa. Todo mundo que participe de um evento esportivo deve ganhar um troféu. Todos devem conseguir uma nota de aprovação, mesmo que sua tarefa esteja atrasada ou malfeita.

Em um local de trabalho funcional, há apenas um vencedor de uma competição, e apenas um trabalho de alta qualidade é recompensado. Se as crianças crescem pensando que independentemente do que façam irão vencer, não perceberão que, na verdade, têm de trabalhar duro para conseguir ter sucesso.

Esses jovens mimados ficarão arrasados quando continuarem perdendo competições, se saindo mal em entrevistas ou sendo demitidos de seus empregos. Não entenderão quanto esforço é realmente necessário para ser um vencedor no mundo do trabalho.

Esses jovens carecem de competência e ação por nunca terem tido de resolver um problema ou completar um projeto sozinhos. Esperam que outros façam essas coisas para eles, assim como seus pais sempre fizeram. Em essência, não podem pensar ou agir por si mesmos.

A criação-helicóptero inculca uma série de atitudes negativas nas crianças. Elas crescem com grandes expectativas de sucesso, independentemente de quanto tempo ou energia investem, e sentem que merecem tratamento preferencial — sendo que nenhum dos dois comportamentos cai bem com seus colegas ou chefes.

Em uma entrevista de emprego, os futuros empregadores podem ser dissuadidos pela atitude excessivamente egocêntrica de um jovem ou alarmados por sua falta de habilidades básicas.

A aura de ignorância e incompetência de um jovem, combinada com expectativas de recompensas imediatas e substanciais sem relação com o desempenho, pode ser o beijo da morte em qualquer entrevista para um bom emprego.

Quando os pais decidem acompanhar seu filho de 20 e poucos anos em uma entrevista de emprego, isso mina qualquer confiança que um empregador possa ter nesse funcionário em potencial. “Por que – os empregadores podem se perguntar – alguém procurando emprego precisaria trazer a mamãe ou o papai na entrevista, a menos que esse jovem seja mais uma criança do que um adulto?”

Mesmo de pequenas maneiras, os ‘pais-helicóptero’ paralisam seus filhos. A criança adulta de ‘pais-helicóptero’ vai fazer sua pausa para o café e então sair da copa sem ter limpado sua sujeira ou lavado sua xícara. Podemos imaginar como isso causará ressentimento entre seus colegas.

Esses jovens esperam que “alguém” limpe sua coisas, da mesma forma que sua sujeira foi sempre limpada quando eram crianças. Não percebem que já não há ninguém os seguindo, limpando sua sujeira, seja física, interpessoal ou profissional.

Barb Nefer, em um artigo publicado no site WebPsychology, diz que a geração do “milênio está sendo fortemente atingida pela depressão no trabalho. Um em cada cinco trabalhadores [20%] já sofreu de depressão no trabalho, comparado a 16% da Geração X [nascidos entre 1960 e final dos anos 70] e dos ‘baby boomers’ [nascidos entre 1943 e 1960]”.

Nefer destaca que, de acordo com um “‘white paper’ da Bensinger, DuPont & Associates, os ‘millennials’ têm desempenho inferior no trabalho e índices mais altos de absenteísmo, bem como mais conflitos e incidentes de advertência por escrito”, fatores que “podem afetar o desempenho no trabalho”.

De acordo com um artigo de Brooke Donatone publicado pelo Washington Post, uma nota de 2013 na revista “Journal of Child and Family Studies revelou que universitários que tiveram criação-helicóptero relataram níveis mais altos de depressão”.

O artigo do Washington Post também destaca que uma “criação intrusiva interfere no desenvolvimento da autonomia e da competência. Por isso, a criação-helicóptero leva a uma maior dependência e menor habilidade de completar tarefas sem supervisão dos pais”.

Às vezes, a melhor forma de ‘estar presente’ na vida dos filhos é não estar. Os artigos acima deixam claro que a ‘criação-helicóptero’ está contribuindo para um crescente índice de depressão entre jovens bem como para uma incapacidade de ter um desempenho otimizado no local de trabalho.

Se você é um pai ou uma mãe que quer que seus filhos sejam bem-sucedidos na carreira quando adultos, precisa estar ciente de quaisquer tendências relacionadas à criação-helicóptero em você ou em seu parceiro.

Amar seus filhos significa guiá-los, protegê-los e apoiá-los. Não significa sufocá-los, superprotegê-los ou fazer tanto por eles que nunca aprendam a pensar por si mesmos, a lidar com desafios ou com o desapontamento e fracasso.

A coisa mais amorosa que você pode fazer como pai ou mãe é dar um passo atrás e deixar seu filho cair, se preocupar e resolver as coisas sozinho. Às vezes, a melhor forma de “estar presente” na vida de seu filho é não estar. É assim que você os capacita a desenvolver confiança, competência, autoestima e inteligência emocional.

Hoje os jovens precisam de pais que os ajudem a se tornar adultos úteis. Isso significa girar menos em torno deles e embrulhá-los menos em plástico-bolha e empoderá-los mais para que façam coisas por si mesmos, resolvam coisas por si mesmos e aprendam a lidar com as dificuldades, tudo por si mesmos.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost Canada e traduzido do inglês.

(Fonte: https://pt.aleteia.org/2017/08/15/pais-helicoptero-estao-criando-filhos-simplesmente-inempregaveis/ )

“Doutora, o problema é que eu como demais…”

essentia-fb-ago-10-compulsão-alimentar

Uma das queixas mais comuns que escuto no dia a dia tanto dos atendimentos clínicos como nas conversas em geral, está relacionada a um desequilíbrio na forma de se alimentar. Posso dizer, que se tratando desse assunto, uma das reclamações mais frequentes está associada a um “comer descontrolado, compulsivo” de vários tipos de alimentos, especialmente, daqueles muito calóricos e pouco nutritivos.

Esse desequilíbrio na alimentação acaba gerando inúmeras dificuldades em emagrecer, ganho de peso progressivo e indesejado e, inevitavelmente, sentimentos de baixa autoestima, frustração e culpa. Diante desse tema tão relevante, surgem algumas dúvidas… O que significa compulsão alimentar? É uma doença? Tem causa? Como se trata?

Em primeiro lugar, comer compulsivamente significa ter episódios onde se ingere uma grande quantidade de alimento (muito maior do que a maioria das pessoas ingeriria) em um intervalo relativamente curto de tempo. Nos momentos em que esses episódios acontecem a pessoa não consegue parar de comer, ou seja, perde o autocontrole sob o quê e quanto está comendo.

O “comer compulsivo” se torna uma doença chamada Transtorno de Compulsão Alimentar quando os episódios de compulsão alimentar já são muito frequentes, causando um grande sofrimento para a pessoa que passa por isso. Nesses casos, é comum também encontramos uma sensação desconfortável de estar muito cheio após a ingestão dessa grande quantidade de alimento e surgirem sentimentos de vergonha, isolamento, culpa e tristeza. É importante ressaltar que se os comportamentos de compulsão alimentar forem seguidos de atos de compensação para não ganhar peso, como indução de vômitos, prática de exercícios físicos extenuantes, uso de diuréticos e/ou laxantes, já não estamos falando de Transtorno de Compulsão Alimentar e sim de outro Transtorno Alimentar, a Bulimia Nervosa.

A respeito do que causa esses comportamentos, é muito comum as pessoas descreverem que se descontrolam pois “são ansiosas”. É claro que sabemos, até por nossas vivências próprias, que a ansiedade pode alterar nosso padrão alimentar. Entretanto, a ansiedade não é a causa do Transtorno de Compulsão Alimentar, e sim pode estar em alguns casos ocorrendo conjuntamente. A ansiedade está relacionada a um estado de apreensão e preocupações excessivas de difícil controle acerca de vários aspectos da vida e diretamente nada tem relação com o “comer compulsivo”.

A compulsão alimentar é um problema desencadeado por vários fatores psicológicos, biológicos, ambientais e é um transtorno muito relacionado à obesidade, portanto, uma condição grave tanto para a saúde física como para a mental. A Psiquiatria é uma especialidade médica que, assim como outras áreas relacionadas aos cuidados com a alimentação e o corpo, também se dedica ao cuidado dos Transtornos Alimentares. Inicialmente, o tratamento se inicia buscando detectar a presença de outros problemas orgânicos ou mentais que possam estar sobrepostos ao Transtorno de Compulsão Alimentar, como depressão, ansiedade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade. É importante ressaltar que temos como objetivo maior compreender esse comportamento compulsivo no contexto de cada pessoa, visando promover a retomada do autocontrole, freando o impulso que faz o indivíduo comer dessa forma. Modalidades de tratamento farmacológico e também de psicoterapia, conjuntamente com auxílio nutricional e avaliação de outras especialidades médicas quando necessário, são as ferramentas que podem devolver o equilíbrio e resultar na melhora da qualidade de vida.

MATÉRIA POR
GIOVANA JORGE GARCIA
PSIQUIATRIA
CRM/PR: 24337 | RQE 17431 | MARINGÁ

Todos Temos uma Criança Interior – Saiba como Curá-la!

essentia-fb-ago-04-triste

Todos nós fomos criança e nos achávamos o máximo, até que alguém nos disse que não éramos bons o suficiente e então começamos a nos questionar sobre isso. Nos tornamos inseguros e cheios de pensamentos de inferioridade. Crescemos e vamos reagindo ao que nos acontece sem muitos questionamentos de porque nos sentimos assim.

A nossa criança interior, ou seja, a criança que fomos um dia permanece dentro de todos nós. Essa criança pode estar saudável ou ferida, depende de como elaboramos a infância. Por isso, é muito importante pensar nesse assunto e cuidar da nossa criança interior para que possamos ter um saudável desenvolvimento emocional e autoestima adequada.

Muita gente sofreu na infância e isso formou feridas emocionais que foram abafadas e não solucionadas, e isso mantêm essa criança interior machucada até hoje. Sabendo disso, é possível entrar nesse assunto para compreender o que aconteceu curar esse passado.

Nossas reações negativas de hoje muito tem a ver com o que vivemos e elaboramos na infância com nossa maturidade da época. Uma criança não sabe lidar com a rejeição sem levar para o lado pessoal e se sentir inadequada, por isso se sentirá mal e se fechará. Já um adulto consegue pensar racionalmente na situação e não perderá a autoestima só por que recebeu uma critica. Já as pessoas que têm a criança interior ferida lidarão com a rejeição de uma forma infantil, como lidaram na infância, e possivelmente não aceitarão criticas de uma forma racional, levarão para o lado emocional e terão uma reação inadequada, não conseguindo ter uma postura madura de quem recebe uma critica e vê a possibilidade de melhorar.

pexel.com

Existem exercícios que te ajudam a curar a sua criança interior.

1) Primeiro precisamos saber como ela está, faça uma meditação ou simplesmente sente-se em um ambiente calmo onde não será incomodado. Feche seus olhos e respire profundamente algumas vezes. Lembre-se da sua infância, tente recordar da sua primeira lembrança, o mais criança possível, depois veja o passar dos anos, deixe sua mente livre para trazer lembranças aleatórias. Lembre-se do seu quarto, de todos os móveis, agora pense em você adulto entrando naquele quarto e encontrando você criança. Como seria essa conversa? Qual a sensação? Você adulto hoje pode cuidar de você criança, explicar ocorridos e sentimentos. Esse exercício é terapêutico e tem ótimos resultados. Quanto mais tempo você passar nessa meditação e quanto mais vezes repetir, mais verá resultados na sua vida atual.

2) Faça perguntas para essa criança, do que ela gosta, do que não gosta e veja se você vive de acordo com as vontades dessa criança. Você criança se orgulharia de você adulto?

3) Lembre-se do que você gostava de brincar, como você passava se tempo. Na sua infância pode ter a resposta de o que você poderia trabalhar que se daria bem.

4) Não tenha vergonha de brincar, pular ou dançar. As crianças são livres e deveríamos ser também, isso é saudável, não se reprima. Tenho certeza de que se alguém te vir livre irá admirar sua coragem e sentirá vontade de fazer a mesma coisa.

pexel.com

5) Fale mais sozinho. As crianças falam com seus bichos de pelúcia e bonecos, elas dão vida a tudo, experimente desabafar com um brinquedo. Converse também com a sua criança interior como se ela fosse uma pessoa ao seu lado, seja carinhoso e amoroso.

Nós não podemos apagar o que ocorreu no nosso passado ou fingir que não aconteceu, mas podemos dar um novo significado ao que aconteceu, compreendendo e olhando por outro ponto de vista.

(Fonte: http://mundodapsi.com/crianca-interior-saiba-como-cura-la/)