Primeira Consulta: Terapia Comportamental

A terapia cognitiva comportamental está relacionada ao modo como enxergamos uma situação ou mesmo como as informações que detectamos no ambiente são processadas por nós, atingem nossa emoção, alteram nosso comportamento e até mesmo nossas respostas biológicas.

Resultado de imagem para mudança de comportamento

Nosso modo de compreender as situações do dia a dia é entendido como crenças. Essas crenças podem modificar e muito nossa forma de se comportar diante de uma situação e as vezes podemos nos comportar de modo adequado ou não.

Uma situação, fato ou mesmo um episódio em nossa vida pode disparar um comportamento inesperado ou mesmo disfuncional relacionado ao nosso pensamento. Esse pensamento pode muitas vezes conduzir a um prejuízo em nossa vida que para uma outra pessoa não causaria. Tudo isso porque cada pessoa é única.

Então quando devo procurar ajuda?

Resultado de imagem para terapia comportamental

O momento de procurar ajuda de um terapeuta cognitivo comportamental é quando percebemos que o nosso comportamento não está alcançando o que almejamos, quando gostaríamos de nos expressar de um modo diferente do que habitualmente fazemos ou mesmo quando não conseguimos nos posicionar diante de uma situação. A medida de não estar se sentindo “bem” é única de cada pessoa.

Com o psicólogo cognitivo comportamental você pode compartilhar seus pensamentos, dúvidas, projetos e juntos pensarem novas alternativas de comportamento.

Mas você irá se perguntar o que “devo dizer no meu primeiro atendimento?”. Você não precisa ter ao certo uma resposta pronta para essa questão. Uma forma de estabelecer um bom diálogo é você se sentir a vontade para falar sobre sua vida, as pessoas, seu dia a dia… enfim tudo aquilo que você percebe a sua volta e em você.

Talvez você pense: “como devo me comportar?”. Esse é o melhor momento para você ser você mesmo, fazer perguntas e conversar. Não se preocupe com o que “o psicólogo vai pensar”; ele é uma ferramenta de ajuda para você e tudo o que vocês conversam é sigiloso.

Lembre-se que tudo o que mais importa nesse momento é você. E, se o que você pensa, sente, ouve, enxerga… É verdadeiro para você, esse é o que mais importa para nós.

Autor:
DR FELIPE PINHEIRO DE FIGUEIREDO
CRM: 31918
RQE: 17208 -Psiquiatra
RQE: 17215 – Psiquiatria da Infância e Adolescência

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>