Essentia
onlineOlá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Essentia. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤
Olá, fale com uma de nossas consultoras! Nosso time está pronto para atender você.
Transtornos
Nas rodas de amigos, no trabalho, entre os familiares ou em consultórios de psiquiatria, essa dúvida em relação a própria bipolaridade ou a bipolaridade de pessoas próximas, é cada vez mais frequente.
Muitas pessoas se queixam de mudanças frequentes no humor, irritabilidade, compras exageradas e outros descontroles emocionais e relacionam isso à presença da tão falada doença bipolar. Mas afinal, o que é um transtorno bipolar? E… o que não é?
O Transtorno Afetivo Bipolar se constitui em problema grave de saúde mental no qual podem ocorrer episódios de mania, alternados ou não, com episódios de depressão. E o que é um episódio de mania? É um período distinto de tempo (dias, semanas ou meses), no qual ocorre de forma simultânea alguns sintomas como: humor muito irritado ou eufórico, maior agitação, menor necessidade de sono, mais energia, fala e pensamentos acelerados e maior envolvimento em atividades que dão prazer, como é o caso de compras exageradas e atividade sexual. Quadros de depressão também podem ocorrer alternadamente com os episódios de mania, nos quais o humor permanece entristecido a maior parte do tempo, há desânimo, choro fácil, falta de prazer nas atividades diárias da vida, dificuldade de concentração e memória, alterações do sono e apetite e até pensamentos de morte e de suicídio. É importante ressaltar que todos esses sintomas causam uma alteração do jeito habitual de funcionamento da pessoa, prejudicando as atividades de maneira geral e podendo ser facilmente observado por quem está a sua volta.
Assim, mudanças repentinas de humor no nosso dia a dia, principalmente quando algo ruim e inesperado acontece, irritabilidade intensa, explosões de raiva, brigas e compras exageradas, isoladamente, não o transformam em uma pessoa com o transtorno bipolar. O reconhecimento dessa doença depende de uma avaliação psiquiátrica aprofundada para que se possa entender todas as questões psicológicas, biológicas e ambientais envolvidas e assim, identificar os sintomas que estão causando sofrimento. O Transtorno Afetivo Bipolar é uma condição psiquiátrica grave que necessita de tratamento o mais precoce possível, para que os sintomas sejam controlados e a vida siga seu curso da melhor maneira possível.