Foto do Perfil

Essentia

online
X

Olá, tudo bom? Seja bem-vindo(a) à Essentia. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco? Informe seu telefone e você será atendido em seguida. ❤

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Olá, fale com uma de nossas consultoras! Nosso time está pronto para atender você.

X
(44) 3346 - 9222

Saúde mental & Educação

Banner Desktop: Por que brincar é importante? Banner Mobile: Por que brincar é importante?

Comportamentos

Por que brincar é importante?

Essentia-11-06-2020
Brincar é desenvolver, criar estímulos, trabalhar emoções e preparar para a vida.
Crianças não brincam para se entreter, crianças brincam porque é como conseguem se relacionar com as pessoas e o mundo que as cercam, logo, é brincando que elas crescem. A necessidade da brincadeira se faz no desenvolvimento físico e mental, e a criança aprende pouco a pouco sobre as relações, percebendo também as próprias emoções.
Quanto mais jovens, mais facilidade temos em aprender, assim, aprender brincando é algo bem poderoso, podendo liberar neurotransmissores como a dopamina e serotonina. Estas mudam e agilizam nossas conexões cerebrais, interferindo em regiões responsáveis pela capacidade de concentração e planejamento na vida adulta.  
A junção das brincadeiras com o ensino escolar é poderosa, e em tempo de pandemia e isolamento social, a responsabilidade de brincar acaba ficando totalmente na mãos dos pais ou responsáveis pela criança.
Não só neste momento mas durante toda a infância, o brincar é a atividade obrigatória que pais e mães devem assumir, sendo tão vital quanto às necessidades básicas.
A partir das histórias, quebra-cabeças e brincadeiras lúdicas é possível trabalhar as emoções, afetos e até a sociabilidade da criança. Além disso, quando brincamos com nossos filhos, fortalecemos a confiança e segurança que eles têm em nós.  Assim, nós como criadores, também nos desenvolvemos. 
Karliny Benício – Neuropsicóloga
CRP: 08/1208

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Essentia em seu e-mail.